No dia 17 de Janeiro, AeXY completou seus 3 anos. 3 ANOS. Cheguei a demorar para comentar o fato porque queria preparar uma surpresa especial. Com esse terceiro aniversário, chegamos a algumas conclusões:
- Eu nunca consigo comemorar o aniversário de Kalos no dia certo. De verdade. Em nenhum ano isso aconteceu.
- Eu estou ficando velho.
- Vocês tem uma paciência enorme.
Vamos entrar no túnel do tempo e fazer uma pequena viagem pelo AeXY?
O Começo
Vocês se lembram desse trailer? O trailer que sem dúvida chocou os fãs de Pokémon, devido à importância do anúncio. Eu me incluo na lista daqueles que ficaram loucos pelas novidades, aguardando mais informações. Mas, com uma nova geração, chegava um pequeno dilema na Aliança Aventuras (da qual eu não fazia parte, na época, porque né).
A notícia bombou, e Pokémon voltou a chamar mais a atenção. Com toda a certeza as pessoas estariam, até Outubro de 2013, procurando por novidades do novo continente, que ainda não tinha nome determinado. Mas como começar uma fanfic em um lugar em que pouco se sabia? Impossível, pelo menos seguindo os padrões da Aliança.
Foi quando surgiu a ideia de criar uma central de notícias e artigos para entreter os fãs, e o responsável pelo blog assumiria a fanfic quando os jogos fossem lançados. O Lord, que vocês conhecem de Kanto (Jean/Lotus), me apresentou a ideia, e recomendou meu nome na Aliança. Não preciso nem dizer que, como leitor e grande apreciador do grupo, fiquei até sem reação quando aconteceu. Meu nome foi aceito, e após umas conversas aqui e ali, fizemos os acertos finais, e nove dias depois o blog foi ao ar, no dia 17 de Janeiro de 2013
A primeira imagem do blog |
A Central de Kalos
O blog teve uma recepção muito boa. Era algo novo: não apenas por ser o primeiro da Aliança a usar mais de uma cor como tema (o degradê com as cores dos jogos foi novidade ~rsrs), mas também por apresentar uma proposta totalmente diferente.
Como a região ainda não tinha nome, o blog era chamado de Aventuras em ???. Era um tanto difícil de lidar com tudo, afinal, as informações eram escassas, e precisavamos lidar com o que tínhamos. Contudo, demos um jeito. A página de Tópicos resumia tudo o que sabíamos sobre a região. Os Artigos e a Pokédex visavam entreter os leitores com suposições e reunião de informações. As ideias e novidades que podiam ser reveladas para atiçar a curiosidade a respeito da Fanfic eram postadas em um lugar separado. As Notícias eram o que mais chamavam a atenção, enquanto a Off Area foi uma parte criada meses depois, com a intenção de reunir assuntos alheios a Pokémon. Curiosidade: A página de Mecânicas nunca foi devidamente inaugurada, mas seria uma versão primitiva do Guia do Treinador atual.
Como a região ainda não tinha nome, o blog era chamado de Aventuras em ???. Era um tanto difícil de lidar com tudo, afinal, as informações eram escassas, e precisavamos lidar com o que tínhamos. Contudo, demos um jeito. A página de Tópicos resumia tudo o que sabíamos sobre a região. Os Artigos e a Pokédex visavam entreter os leitores com suposições e reunião de informações. As ideias e novidades que podiam ser reveladas para atiçar a curiosidade a respeito da Fanfic eram postadas em um lugar separado. As Notícias eram o que mais chamavam a atenção, enquanto a Off Area foi uma parte criada meses depois, com a intenção de reunir assuntos alheios a Pokémon. Curiosidade: A página de Mecânicas nunca foi devidamente inaugurada, mas seria uma versão primitiva do Guia do Treinador atual.
Só no meio de Maio que finalmente descobrimos o nome do novo continente: Kalos (nome que gerou algumas piadinhas que até hoje estão aí ~rsrsrs)
(Nem preciso dizer que é proibido usar esse menu, certo? ~rs)
Novos Pokémons foram gradualmente aparecendo. Após os iniciais e os lendários, surgiu a imagem de uma nova Eeveelution. Sylveon, ou Ninfia - como foi apresentada originalmente - não só foi um presente para os fãs, como também causou uma dúvida louca: Qual seu tipo? Foram inúmeras suposições: Normal, Bug, Ghost, Steel, Dragon, Poison, Fighting, Flying (a mais sustentada por mim), e até tipos inventados, como Light e Love. Afinal de contas, aquilo que eu achei que não aconteceria aconteceu: em 11 de junho foi anunciado o tipo Fairy.
O tipo Fairy foi uma bomba. Após tantas especulações, finalmente a dúvida foi solucionada. E não apenas Sylveon era parte desse novo tipo, outros Pokémons antigos também entravam aí, como Gardevoir, Marill e Jigglypuff. Aproveitando o embalo, escrevi um artigo reunindo informações e suposições, para atrair atenção de leitores e não-leitores. O que eu não esperava é que ele se tornaria o artigo mais grandioso do blog: ele foi lido aproximadamente 18.000 vezes até agora. Isso é quase o triplo das visualizações de todos os capítulos até o momento somados juntos. A matéria "Bem-vindas, Fadas" nunca saiu do topo das mais lidas do blog. Será que ainda perderá seu lugar?
Além disso, também foi lançada uma mecânica que trouxe ainda mais choque que o tipo Fairy: as Mega Evoluções. Revolucionando muito as batalhas, foram um divisor de águas: Alguns adoraram, outros odiaram. Podemos afirmar que trouxe de volta alguns "esquecidos", como Mawile e Absol, da mesma maneira que reforçou alguns favoritos, com o Blaziken e Lucario.
O Começo de uma Jornada
Foram dez meses repletos de ansiedade. A cada notícia, cada Pokémon, cada imagem da jogabilidade era um tiro que me dava uma vontade imensa de escrever. Mas, a paciência manteve-se forte o suficiente para que eu aguentasse até o momento certo. E, realmente, ele chegou. 12/10/13 os jogos finalmente chegaram às lojas, e novidades começaram a ser publicadas aos montes (embora nos dias anteriores vários prints já circulassem).
No mesmo dia a fanfic teve início, com a publicação de um misterioso prólogo. Sabíamos apenas que se tratava de uma narradora, apresentando uma visão completamente nova. Não se tratava de batalhas, treinadores, ou Pokémons. E sim sobre sonhos, pensamentos... Houve várias suposições: seria a narradora uma protagonista? Um Pokémon? Uma vilã? Afinal de contas, era sim uma protagonista, a Serena.
No dia 26 de Outubro (dia do aniversário do Canas, aliás ~rs) foi publicado o primeiro capítulo. Era oficial. Uma história com meses de planejamento finalmente foi ao ar. Afinal de contas a história não era sobre um garoto de dez anos querendo sair em uma jornada Pokémon. Pelo contrário, o começo foi singelo: uma festa de quinze anos, no qual o primo da aniversariante, ambos moradores de um conjunto de mansões em Vaniville, não parecia muito animado para ir. Calem sabia que suas vontades estavam em cheque.
Onde estavam os Pokémons? A jornada? Alguns capítulos depois finalmente Serena e Calem deixaram a mansão da família, na companhia de Charlie, um garoto morador de ruas que se oferece a ajudá-los. E assim formou-se um trio de viagens. A fórmula para o funcionamento do time? Talvez a simpatia de Serena, a simplicidade de Charlie, ou as neuroses de Calem. Ou tudo isso junto.
O primeiro preview. Ainda não sabemos quem são os donos destas sombras... |
A Vez dos Pokémons
Uma imagem com a sombra do Gijinka de Mary já havia sido postada como preview da fanfic. Contudo, ele só foi lançado oficialmente em Outubro de 2014, mais de um ano após. Com isso é possível ver quantos planos estão feitos, mas guardados para o momento certo. A ideia das guildas foi bastante discutida com o Canas, que teve a ideia original, trabalhando com os Fire Tales. O nome, aliás, foi uma sugestão dele, que coube perfeitamente.
A escolha de Pokémons iniciais foi dura, mas compensou. A ideia de trazer um Pokémon capaz de Mega Evoluir para Calem já era antiga, e Larvitar foi um Pokémon que funcionou muito bem, especialmente levando em conta a trama dentro da história central. Para Serena, não era necessário um Pokémon muito forte, e a oportunidade de encaixar um dos Pokémons mais chamativos de Kalos foi perfeita. O Pancham, desde que foi revelado oficialmente, já esteve nos planos de ser incluído como inicial do Charlie. Aparentemente essa conexão deles é bem forte mesmo ~rsrsrs
Ideias que Nem Sempre Funcionam
É difícil manter totalmente o foco em uma coisa. Nós, autores da Aliança, temos em comum o gosto por Pokémon. Contudo, também trazemos diferenças em gostos, que tornam a equipe diversificada. Após um certo momento de falta de vontade para continuar as postagens, foi discutida a ideia de se trabalhar com novos temas. Apesar de radical, seria uma alterantiva para tentar "reviver" os blogs, e atrair novos leitores. Em alguns momentos as ideias pareceram funcionar. Em outras, nem tanto.
Aqui em Kalos eram postadas notícias relacionadas à música Pop, além de algumas coisas sobre séries. Trouxemos algumas coisas positivas, como a página de Once Upon a Time, ou a Análise do 1989, ou mesmo uma das notícias mais lidas do blog: o banimento de Demi Lovato da Rússia. Será o título da matéria ou seu chocante conteúdo que gerou tantas visualizações? Não sei, mas funcionou ~rs
Contudo, não me senti muito à vontade após algum tempo em abordar novos temas dentro deo AeXY. O sentimento não era apenas meu, e foi quando a Aliança resolveu dar seu último tiro no escuro: A Aliança Gleek. A ideia era trazer uma central com todo o tipo de conteúdo possível: Jogos, séries, filmes, música, livros... Unindo um pouco dos gostos de cada um. A ideia em si era boa, mas era tão vaga que nos trouxe certos problemas. Apesar de eu ter gostado muito da estética do blog, e da liberdade que tínhamos, ele não foi muito para a frente, e as semanas de planejamento duraram pouco tempo após o lançamento oficial, quando decidimos tirar do ar.
.
O Futuro
O que podemos dizer agora de Kalos? É complicado prever o que será do blog daqui a algum tempo. Espero que após os próximos três anos a fanfic já esteja concluída, é claro. Contudo, as coisas já não são mais em 2013, quando eu podia me dedicar quase que integralmente a recolher notícias e escrever artigos. Hoje posso me dedicar muito menos do que gostaria, infelizmente. Mas minha vontade não é de largar as coisas, pelo menos enquanto posso dar um jeito, porque gosto do que faço.
Só o que posso afirmar é que tenho um carinho enorme por AeXY. Foram anos de dedicação, onde pude rir e compartilhar ideias loucas, ouvir e conhecer pessoas, e finalmente crescer como pessoa. Tenho orgulho de tudo que pude fazer, e espero continuar fazendo. Agradeço imensamente a vocês, leitores, por cada clique, cada comentário, cada voto em enquete... Tudo! Não haveria nada disso que citei se não fosse por vocês, que apoiaram e tiveram paciência. Obrigado por cada palavra, cada incentivo.
FELIZ ANIVERSÁRIO, KALOS!