Sobre Harvest Moon:
Para quem não conhece, a série harvest moon começa desde o gameboy. Nela você é dono de uma fazenda e deve recuperá-la com o tempo. Como sempre, plantando, cuidando de animais, melhorando casas e construções e até mesmo casando!
No entanto, não se enganem comparando esse jogo a outros jogos de fazenda conhecidos por aí. Ao contrários de jogos de facebook, celulares, etc, neste você não tem nenhuma restrição à quantidade de "ações" ao dia; e também ao contrário de animal crossing, você não depende do horário real para jogar. Um dia no jogo é apenas um dia no jogo! (Normalmente dura 20 a 30 min). E ao desligar o videogame, os dias de jogo não passam. - Aliás, fator esse que foi fundamental para o meu desgosto de Animal Crossing. Quando quero parar de jogar, não quero ficar de olho no relógio pensando no jogo.
Sobre Harvest Moon: The Lost Valley (3DS)
Ao contrário dos jogos anteriores da franquia, este jogo não se concentra na relação com outros villagers, mas na prática de cuidar da fazenda em si. Em um primeiro contato, achei tal fato desmotivante, mas ao jogá-lo um pouco percebi que a quantidade de "coisas a se fazer" me mantiveram grudada no 3DS.
Nele você pode manipular o nível de seu terreno, a passagem de rios, ter mutações de plantas -só faltou um sistema de cruzamento entre elas para podermos brincar de mendel.. hihihi - e ainda possui um pequeno enredo onde você deve restaurar as estações do ano (já que em Lost Valley só existe o inverno).
As possibilidades de plantio são gigantescas, pois a altura, proximidade da água, proximidade de outras espécies, e estação do ano em que cada tipo de semente é plantada influencia em sua qualidade e/ou possibilidade de mutação.
Além disso o jogo não dispensa 3 Bachelors e 3 Bacheloretes (Pretendentes para o casamento); possibilidade de escolha de gênero, roupas, cabelo; atividades como mineração, pesca e cuidado de animais; construções de pontes, celeiros, etc; e ainda promete DLC`s pagas e gratuitas.
Segue o trailer: